Os supermercados estão entre os assuntos mais abordados nesse blog. Algo até meio sem propósito, mas há aqui algumas publicações a respeito do tema.
Abaixo links para esses textos:
- Saudades dos supermercados noventinos (20/11/2009) https://lusosp.blogspot.com/2009/11/saudades-dos-supermercados-noventinos.html
- De volta aos supermercados (18/01/2013) https://lusosp.blogspot.com/2013/01/de-volta-aos-supermercados.html
- Indo ao mercado de madrugada (14/01/2020) https://lusosp.blogspot.com/2020/01/indo-ao-mercado-de-madrugada.html
- Negócios: Carrefour compra rede atacadista Makro por R$ 1,95 bilhão (16/02/2020) https://lusosp.blogspot.com/2020/02/negocios-carrefour-compra-rede.html
Carrefour anuncia acordo para aquisição do grupo BIG Brasil em operação de R$ 7,5 bilhõesO Grupo BIG possui 387 lojas, 41 mil funcionários, presença em 19 estados brasileiros e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020SÃO PAULO – O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou nesta quarta-feira (24) que entrou em acordo com a Advent International e o Walmart para a aquisição da totalidade das ações de emissão do Grupo BIG Brasil pelo montante total de R$ 7,5 bilhões, ou por um enterprise value (valor da firma, a soma dos ativos e das obrigações de uma empresa) estimado de R$ 7 bilhões.A operação será estruturada em duas etapas: o pagamento, em dinheiro, de R$ 5,25 bilhões aos atuais controladores da empresa, o fundo de private equity Advent International e Walmart, e a incorporação dos 30% remanescentes do capital social pela subsidiária do grupo francês.De acordo com a varejista, a aquisição ampliará a presença do Carrefour Brasil em um mercado muito dinâmico e permitirá que ofereça aos consumidores brasileiros uma gama mais ampla de produtos e serviços, a preços mais competitivos.O Grupo BIG possui 387 lojas, 41 mil funcionários, presença em 19 estados brasileiros e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020. A combinação criará um grupo com vendas brutas de cerca de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137 mil funcionários atuando em todos os formatos, destacou o Carrefour em comunicado.“A aquisição do Grupo BIG expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento. A rede de lojas do Grupo BIG, portanto, apresenta forte complementaridade geográfica”, destacou a varejista.Além disso, apontou no comunicado, permite que o Carrefour Brasil expanda seus formatos tradicionais (principalmente Atacado e Hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia).O Grupo Carrefour Brasil atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam’s Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. “Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria”, destaca.De acordo com o Carrefour, o pagamento da transação será realizado 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. “O pagamento em ações do Carrefour Brasil materializa a confiança dos vendedores na valorização do Grupo Carrefour Brasil, bem como em uma captura rápida das sinergias com um risco de execução relativamente baixo. Assim que concluída a operação, o Grupo Carrefour irá deter 67,7% de participação do Carrefour Brasil (vs. 71,6% hoje) e a Península Participações 7,2%, enquanto a Advent e o Walmart terão, juntos, 5,6% de participação”, aponta.A transação está sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE), à aprovação dos acionistas do Grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para 2022.“A aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos – Sam’s Club. Juntos, nossa oferta será ainda mais atrativa, completa e competitiva, beneficiando o poder de compra dos consumidores brasileiros e adicionando milhões de clientes ao nosso ecossistema. Com muita satisfação, nós damos as boas-vindas aos times do Grupo BIG, que desempenharam um excelente trabalho, iniciando a transformação da companhia nos últimos anos. Este é com certeza um marco muito importante na história do Grupo Carrefour Brasil, e aponta para uma forte aceleração do crescimento nos próximos anos”, destacou Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.Sobre o anúncio, Abilio Diniz, Presidente do Conselho de Administração da Península Participações, afirmou em nota: “Em mais de seis décadas atuando no varejo, posso dizer que este é um dos movimentos mais importantes na história do mercado brasileiro. Já era fã do Carrefour desde que era seu concorrente, e a aquisição do BIG permitirá à companhia oferecer mais serviços de qualidade em mais regiões do país num momento de profunda transformação do setor, que abre muitas oportunidades. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e contribuir, como conselheiro e acionista relevante, para o crescimento do Carrefour no Brasil.”De acordo com a XP Investimentos, a notícia é positiva, pois acelera de forma relevante a expansão do Grupo Carrefour, enquanto há muita sinergia a ser capturada, principalmente através da melhora das margens do Grupo BIG (hoje em 4% versus Carrefour entre 7% e 8%) e expansão do Banco Carrefour para os clientes BIG.
Não muito tempo atrás, o gigante varejista americano, o Wal Mart, havia vendido as suas operações no Brasil para o Grupo Big, pertencente ao fundo de investimentos Advent. A própria marca Wal Mart deixou de ser usada no Brasil para diminuir os custos com o pagamento de royalties. A ligação com os donos americanos originais se manteve com a continuidade do clube de compras Sam's Club. Agora, as lojas Big (nome pertencente originalmente ao grupo português Sonae) e todas as suas demais bandeiras noutras regiões do país serão integradas dentro do conglomerado gigantesco do Carrefour.
Nenhum comentário:
Postar um comentário