quarta-feira, 5 de abril de 2017

Partidos

Esta postagem foi pensada inicialmente para tratar somente do tal PSD - Partido Social Democrático, que o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab está montando, e que deve estar plenamente legalizado em pouco mais de dois meses, segundo o que notícia a imprensa, mas, resolvi espichar um pouco a abordagem.

Montar um partido no Brasil é uma tarefa muito dificil. Ouve-se por toda a parte políticos das agremiações mais diversas entre si, falando àqueles que tem ouvidos, que no Brasil os partidos são fracos, "fisiológicos", sem ideologia ou conteúdo programático claro, o que para mim é bastante inverídico. Vejamos.

Sugiro ao leitor que leia, por exemplo, os pontos doutrinários de alguns partidos brasileiros, pegue PRP, PSL, PRB, PTN, PR, PRTB, PHS, entre outros. É evidente que estes partidos defendem ideais, alguns muito semelhantes, bastante populistas. Defendem mais emprego, mais educação, melhores salários, melhor saúde pública, soberania nacional, valorização da liberdade humana, etc, etc, etc. Tudo isso não passa de uma retórica oficial, cartorária, sem muito aprofundamento sistemático das ideias. Entretanto, mesmo que essas ideias sejam repetitivas no papel, isto não significa que partidos pequenos não tenham suas "ideologias", suas doutrinas, muito pelo contrário, eles tem e elas são bem claras. O problema reside no fato de que o papel no defende ninguém, nem nenhuma ideia, ele apenas as registra, quem defende são as pessoas, e são essas que andam se furtando de fazer o que mandam os princípios de seus partidos.

Um caso interessante é o do PP. O partido que era a Arena durante o período militar, foi PDS, PPR, PPB, e de volta a sigla PP hoje era um partido que contou com pessoas com o nível intelectual de Roberto Campos, defendia um liberalismo tupiniquim (ou seja, liberalismo/conservadorismo qualquer coisa, por maioria de votos) e hoje é base do governo do PT. Como explicar isso ? Puro problema em se firmar em ideias mais sólidas e amplas e então segue-se com o governo para onde este queira levar o país.

O que é o PMDB senão um balaio de gato (como este texto também o é) que tinha pessoas como Quércia e cretinos como Sérgio Cabral ? O PSD de Kassab é o PMDB do B, nada além. Já não bastava esse país ter um grande partido centrista, que segue conforme os ventos, era necessário outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos estados na Federação Brasileira: alguns são necessários outros gerarão perigosos reflexos.

“A dimensão dramática da diferença é demonstrada no fato de que no início do século XIX a colônia espanhola dividia-se administrativamente e...