quarta-feira, 24 de março de 2010

Os hinos ancestrais

Outra dia em uma palavra que o Senhor madou aqui em minha comum, foi falado que ele daria um "canto ancestral", um hino que no passado seus servos lhe haviam entoado e que seria por alguém novamente elevado aos céus.

Recordo-me de um testemunho também de um caso onde em uma oração o Senhor deu à um irmão um hino diferente daquele que eles conheciam, e também foi dado a saber à um outro irmão presente naquela oração, que se tratava de um cântico que fora entoado pelos hebreus em sua saída do Egito.

Eu já vi algumas coisinhas, uma minúscula parte, de tudo aquilo que há no meio religioso, e já vi pessoas manifestarem cantos estranhos em outras línguas. Não me adentrarei neste caso.

Minha mãe sempre teve uma impressão ao ouvir "Va pensiero" da ópera NABUCCO, de Giuseppe Verdi, que aquela melodia se tratava de um hino, e até pouco tempo atrás ela não sabia o que dizia a letra daquela música, mas a paz que lhe trazia era divina, e convenhamos, realmente trás. Não estou afirmando que o Va pensiero, foi um canto dos judeus, mas serve bem como ilustração.

 Letra em português:
Vá pensamento, sobre as asas douradas,
vá, pousa-te sobre as encostas e as colinas,
onde perfumam mornas e macias
as brisas doces do solo natal!

Saúda as margens do rio Jordão,
as torres derrubadas de Sião.
Oh minha pátria tão bela e perdida!
Oh lembrança tão cara e fatal!

Harpa dourada dos fatídicos poetas,
porque agora está muda?
Reacenda as memórias no nosso peito,
fala-nós do tempo que foi!

Lembra-nos o destino de Jerusalém
traga-nos um som de triste lamentação.
Que o Senhor lhe inspire uma harmonia
que transforme a nossa dor em virtude!

Que transforme a nossa dor,
nossa dor em virtude.
Que transforme a nossa dor,
nossa dor em virtude.

Nossa dor em virtude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos estados na Federação Brasileira: alguns são necessários outros gerarão perigosos reflexos.

“A dimensão dramática da diferença é demonstrada no fato de que no início do século XIX a colônia espanhola dividia-se administrativamente e...