segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Resenha de A História Secreta do Ocidente, de Nicholas Hagger


A INFLUÊNCIA DAS SOCIEDADES SECRETAS NA HISTÓRIA OCIDENTAL DA RENASCENÇA AO SÉCULO XX


Terminada a leitura depois de um mês, quase. É um livro de muitas informações, fazendo um passeio desde a Renascença e a Reforma até a Revolução Russa, mostrando as marcas em comum entre vários movimentos revolucionários. A revolução é a tônica da Modernidade e, segundo o autor existe uma dinâmica comum por trás de todo processo revolucionário. A base dessa dinâmica comum é uma visão gnóstica e messiânica da sociedade, enxergada como decrépita e decadente pelos revolucionários. 

Também traz uma perspectiva que mostra que a história do Ocidente é totalmente determinada pela ação de sociedades secretas iniciáticas, influenciadas fortemente pelo cabalismo judaico e pelo maniqueísmo, se destacando a maçonaria e o rosacrucianismo. 

O autor me parece extremamente bondoso com a Igreja Católica, sobretudo por tratar a Reforma de uma maneira um tanto distorcida, tomando grupos marginais do Movimento reformado como base de todo o processo. É pegar os diggers ou levellers pelos calvinistas ou pelos luteranos. 

É muito bem escrito e repleto de informações. É livro para estudar, não simplesmente para ler, como quem lê um romance de banca de jornal ou o último gibi da Turma da Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novos estados na Federação Brasileira: alguns são necessários outros gerarão perigosos reflexos.

“A dimensão dramática da diferença é demonstrada no fato de que no início do século XIX a colônia espanhola dividia-se administrativamente e...