sábado, 13 de agosto de 2011

Estranhezas do senhor prefeito

Eu votei em 2008, no segundo turno, no atual prefeito Gilberto Kassab. O período que ele havia gerido a cidade depois de que José Serra saiu para concorer a presidência pareceu-me a época ser bastante satisfatório, por suas ações, entre as mais destacadas, a chamada lei "Cidade Limpa".


A ideia dessa lei realmente é muito boa. A Cidade de São Paulo estava com sua paisagem urbana muito suja, cheia de outdoors e afins por toda a parte. Todavia, esta lei, do jeito que foi planejada e eecutada mostrou-se ser no mínimo recheada de um certo exagero.


A Prefeitura deveria, ao meu ver, regular algumas modalidades de propaganda, como, por exemplo, aquelas que existiam nos vidros traseiros dos ônibus, bem como nos abrigos dos pontos de ônibus e no interior mesmo dos próprios coletivos, onde até hoje há alguma propaganda, mas não sei se a municipalidade ganha algum com aquilo. O valor arrecadado com essas propagandas, poderia, muito bem ser utilizado para turbinar a verba da secretaria de transportes ou a SPTrans, mas o radicalismo da lei impediu isto.


Outra coisa em que o prefeito Kassab realmente deixou a desejar foi, ainda dentro da área dos transportes, a construções de vários quilômetros de corredores de ônibus urbanos, bem como a revitalização de partes de alguns deles, como é o caso de parte do corredor existente na Avenida Santo Amaro. Pois bem, a prefeitura alega que, parte desses projetos de corredores foram alterados para projetos de monotrilho, que também não sairam do papel, diga-se de passagem.

A ideia do monotrilho me agrada. Acho que realmente em alguns casos este modal de transportes é mais eficiente, mediante as necessidades atuais da cidade (esse tema monotrilho da uma postagem sozinha), e louve-se o prefeito por trazer a tona projetos desse tipo, entretanto, os prazos estão mais do que vencidos, fazendo o cidadão paulistano padecer mais e mais.


Ponto que muito me agradou nesta gestão foi a proibição da circulação de caminhões em várias vias da cidade durante o dia, medida que realmente deu alguma ajudinha na melhora do trânsito.


Outra proibição muito polêmica foi a dos chamados ônibus fretados. O prefeito restringiu que essa modalidade de transporte fosse usada por parte da população, aliás, uma parcela da população que com certeza não é a mais pobre e miserável desta cidade, mas também não é com absoluta certeza formada por moradores exclusivos do Morumbi. O grosso dos usuários desses ônibus era a classe média baixa. Este medida não agradou nadica de nada esse pessoal que usava os fretados, e para mim, o prefeito mostra coragem, assim como também teve para restringir os caminhões pesados e para fazer a lei Cidade Limpa, mas o caso dos fretados também poderia ter outra solução.


Acredito que você já deve ter percebido pela cidade alguns ônibus acinzentados, geridos pela EMTU, que fazem trajetos de cidades da região metropolitana de SP para algumas regiões da capital. Pois bem, o que são esses ônibus se não a mesma modalidade de ônibus fretados que a prefeitura proibiu ? Custava a prefeitra ter regulado melhor essas empresas que prestavam os serviços de fretados de modo que esses não viessem a atrapalhar o trânsito ? Parece que o prefeito acha que boa parte dessas pessoa que andavam de  fretados mudaram de uma hora para outra para os busões convencionais super lotados, sujos e quentes, sobretudo nos dias quentes. Evidente que grande parte dos usuários de fretados voltaram para o pleno conforto de seus carros..


Outro catatau de coisas eu poderia facilmente aqui citar sobre outras obras e medidas que esta atual gestão da cidade fez, mas penso que os exemplos aqui citados já são suficientes para provar que o prefeito Kassab faz uma administração no mínimo confusa. Ele poderia ter se consagrado como um dos melhores prefeitos dos últimos tempos nessa cidade, mas pecou por excessos.

Um comentário:

  1. Prezado(a) amigo(a),
    Desejamos a todos um Natal cheio de amor em família e de alegria pelo nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Que todos busquemos sempre os bons valores para vivenciarmos e com eles dar exemplo aos céticos.
    Feliz Natal!
    de Klauber Cristofen Pires (LIBERTATUM) e família

    ResponderExcluir

Novos estados na Federação Brasileira: alguns são necessários outros gerarão perigosos reflexos.

“A dimensão dramática da diferença é demonstrada no fato de que no início do século XIX a colônia espanhola dividia-se administrativamente e...